A ConsenSys é parceira na rede BSN, Blockchain-based Service Network de serviços Blockchain da China, acelerando adoção corporativa de aplicativos Ethereum na Ásia. O protocolo de razão distribuída em Ethereum da ConsenSys, ConsenSys Quorum, apresentado no ecossistema BSN, estará disponível em 80 cidades através dos nós públicos de cidades BSN na China continental. O ConsenSys Quorum, segundo o diretor da Consensys, estará disponível em Pequim, Xiong'an e Hangzhou e etc. GoQuorum da ConsenSys, cliente Ethereum de código aberto e parte do ConsenSys Quorum, será interoperável com estruturas e protocolos no BSN através do Interchain Communications Hub do BSN contando com aplicativos blockchain da ConsenSys conhecido como ConsenSys Codefi, colocando aplicativos como o Orchestrate, Workflow e Assets no mercado BSN. Além disso, o ConsenSys Quorum será empacotado no BSN com redes blockchain públicas e permitidas principais, vendendo a empresas e governos, além de suporte BSN a grandes blockchains como Ethereum, EOSIO, Tezos, Polkadot e etc. A ConsenSys na BSN fornecerá programas de treinamento à uso do ConsenSys Quorum na China “acelerando substancialmente a adoção corporativa da tecnologia blockchain e soluções Ethereum no país”.
O BSN é iniciativa blockchain apoiada pelo governo chinês, pelo Centro de Informação do Estado da China, grupo de reflexão sob a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, pilotado em fins de 2019 tornando-se um dos maiores ecossistemas blockchain corporativo global, implantando mais de 2 mil aplicativos blockchain em empresas e organizações governamentais na China. O BSN planeja em 2021 concluir integração de 10 protocolos blockchain permitidos e mais 30 públicos. Apoiado pelo think tank de política chinesa o, State Information Center, SIC, o projeto fornece infraestrutura confiável e escalonável apoiando projetos blockchain e desenvolvimento de cidades inteligentes na economia digital. O vice-chefe do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento de Cidade Inteligente do Centro de Informações do Estado da China, SIC, anunciou no Fórum de Inovação de Regulação Urbana da China que a rede BSN é de infraestrutura pública inter-regional desenvolvida em conjunto pela SIC além da principal empresa estatal de telecomunicações chinesa, China Mobile, e a rede de cartões de pagamento apoiada pelo governo chinês China UnionPay. Os testes na rede BSN entre 10/2019 e 03/2020, envolveram 400 empresas e 600 desenvolvedores, testado pela primeiramente em Hangzhou reduzindo custos técnicos e econômicos de desenvolvimento e adoção blockchain. O governo chinês fortaleceu a adoção e experiência estabelecendo rede blockchain nacional, junto ao desenvolvimento ativo de aplicativos blockchain e introdução de moeda digital.
Moral da Nota: a ConsenSys, uma das maiores empresas do mundo desenvolvendo produtos na blockchain Ethereum, ao entrar no BSN atinge mercado maior e mais profundo na China. O fundador da Consensys concluiu “acreditamos que diferentes protocolos blockchain de código aberto precisam interoperar e, com a BSN, daremos passo significativo levando o ConsenSys Quorum às empresas na China que se beneficiariam de redes de negócios colaborativos transparentes.”