A BSN, Blockchain Service Network, dentre os planos 2021 estão a construção da rede universal de pagamento digital, UPDN, nos próximos 5 anos, estando previsto para 2021 o lançamento no segundo semestre da versão teste beta do UPDN. Não custa recordar que Blockchain Service Network é empresa chinesa de pesquisa e desenvolvimento blockchain, apoiada pelo governo, responsável pelo desenvolvimento e implantação de plataformas blockchain que servem como backbone digital nacional. Os planos BSN preveem expandir em 50 cidades os nós das cadeias de blocos, cobrindo países desenvolvidos, em desenvolvimento e crescimento; este é um objetivo de desenvolvimento da rede blockchain BSN, não, um objetivo CBDC. Além do UPDN, a BSN pretende expandir a rede BSN e o ecossistema geral, promovendo plataforma privada não CBDC, com mais de 34 mil empresas blockchain trabalhando na China, tecnologia, que se estende profundamente na base econômica nacional. A BSN participa do lançamento do yuan digital pelo governo chinês cuja introdução foi evento no setor CBDC, eclipsando esforços do Banco Central Europeu em escala e escopo.
A BSN-China integrará de 30-40 redes públicas blockchain até 06/2021 e no ano seguinte mais blockchains, supostamente dobrando o número. A BSN inicialmente posicionada no auxílio às pequenas e médias empresas além de empreendedores, construindo e implantando aplicativos blockchain em blockchains permitidos, daí, registro na rede 6 mil empresas e indivíduos. A ala BSN-International escalará os resultados atuais integrando redes públicas blockchain, tentando o maior número possível de cadeias públicas adequadas, definitivamente não todas, pois seria inviável pelo alto custo e limitação de mão de obra. A rede aspira ser ponto de conexão às redes e protocolos blockchain, segundo diretores, “construímos mainnet e testnet dessas cadeias públicas para fornecer aos desenvolvedores Dapp e ponto de acesso único fácil e barato. Através de um único gateway e um plano mensal simples, os desenvolvedores acessam as redes públicas na BSN, reduzindo barreira ao desenvolvimento DApp e permitindo desenvolvedores tradicionais ingressarem na indústria de criptografia.” A BSN-International se concentrou na integração blockchain pública e atração de empresas e indivíduos, enquanto a BSN-China trabalha com redes autorizadas promovendo inovação blockchain no país. Planejam compartilhar códigos-fonte da BSN com a BSN International Foundation, adicionando equipes no esforço de desenvolvimento BSN.
Moral da Nota: o BCE experienciou na França pagamentos digitais enquanto os chineses lançaram yuans digitais engajando cidadãos em competições para ganhar CBDC, lançando transferências P2P e permitir aceitação de varejistas. O BCE demonstrou temores de intervenção digital estrangeira no mercado de câmbio europeu e ao apresentar sua estratégia de “Reinvenção do Dinheiro”, disse que uma razão à introdução do euro digital é a introdução de CDBCs estrangeiros e possível ameaça à soberania da moeda europeia. Já o FED através de seu presidente, afirmou ao Yahoo Finance que a CBDC dos EUA não é algo para fazer às pressas pois vê os EUA como vantagem de pioneiro, já que o dólar é moeda reserva mundial, destacando que é algo que precisa ser feito e, bem feito. Assim falou Jerome Powell!