A Blockchain Service Network, BSN, iniciativa blockchain apoiada pelo governo chinês introduziu suporte para outro lote de protocolos blockchain integrando no ecossistema Polkadot, Oasis e Bityaun. O protocolo blockchain de Polkadot projetado para conectar vários blockchains especializados em rede unificada, permite processamento de transações em cadeias paralelas dando salto na capacidade de rede, enquanto a Oasis é especializada em ferramentas financeiras descentralizadas privadas e escalonáveis e a Bityuan fornece soluções blockchain à empresas chinesas. As adições representam o terceiro lote de protocolos blockchain suportados pela rede BSN quando lançou em 2019 o primeiro conjunto de blockchains, incluindo Ethereum e EOS em agosto de 2020 e outras redes como Algorand fazendo parte do segundo lote. A integração de novos protocolos blockchain permite desenvolvedores globais acessarem determinada rede através de nós e portais da cidade pública global do BSN, implantando e gerenciando suas próprias cadeias autorizadas na BSN International, sendo que desenvolvedores devem criar conta no site oficial. O CEO da Red Date Technology, diretor executivo da BSN Development Association, informa que a estrutura Bityuan está se tornando cada vez mais popular na China.
Fundada por entidades administradas pelo governo chinês, a rede nacional de blockchain lançada em abril de 2020 após período de teste, apoiada pelo State Information Center, o projeto fornece infraestrutura confiável e escalonável a novos projetos blockchain bem como o desenvolvimento de cidades inteligentes e economia digital. O vice-chefe do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Cidade Inteligente do Centro de Informações do Estado da China, SIC, anunciou no Fórum de Inovação de Regulação Urbana da China o lançamento da BSN em outubro de 2019. A rede BSN é rede de infraestrutura pública inter-regional desenvolvida pela SIC, China Mobile e rede de cartões de pagamento UnionPay. No período de testes entre outubro de 2019 e março de 2020, a rede BSN envolveu 400 empresas e 600 desenvolvedores na cidade de Hangzhou capital da província de Zhejiang, buscando reduzir custos técnicos e econômicos associados ao desenvolvimento da adoção blockchain ao lado do desenvolvimento ativo de aplicativos blockchain.
Moral da Nota: com o lançamento há 12 anos do Bitcoin, BTC, conhecido pela volatilidade em tempo real, assistimos o nascimento da indústria de um novo sistema monetário e nova economia peer-to-peer. O Bitcoin é descentralizado, sem fronteiras, desvinculado de governos cujos titulares enviam e recebem, transacionam de modo rápido com base em seu código. A criptomoeda diminui automaticamente a quantidade que entra no ecossistema até que todo o estoque chegue à circulação.