segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Propriedade intelectual

A tokenização de ativos é um dos fatores significativos que moldará a economia blockchain, facilitando comprovação da propriedade do ativo através das NFTs, abrindo oportunidades de investimento através de novos produtos financeiros. Nesta ideia, a blockchain da RSK está comprometida em estabelecer bases ao sistema financeiro aberto para bancar não-bancários fornecendo alternativa de plataforma descentralizada e transparente.

Além de tokens fungíveis como stablecoins e criptomoedas, os contratos inteligentes da RSK são utilizados para desenvolver NFTs. Diverso dos tokens fungíveis usados como moeda, as NFTs podem ser usadas em setores que exigem prova de propriedade de ativos e legitimidade dos dados, incluindo cadeia de suprimentos, bancos, imóveis, propriedade intelectual (PI), caridade e bem-estar público. Os contratos inteligentes RSK são usados na proteção da propriedade intelectual através do aplicativo Watafan, permitindo que ídolos criem seus próprios cromos digitais na forma de NFTs. Tais cromos são dados como presentes aos fãs, após autografados criptograficamente em sua carteira pessoal na blockchain RSK. Através do Watafan a rede de contratos inteligentes RSK aborda importante questão na indústria do entretenimento, ou, a violação de direitos autorais e pirataria. A digitalização de ativos através de NFTs, permite que contratos inteligentes da RSK garantam que ídolos desfrutem proteção da propriedade digital recebendo receita em cada comércio que ocorre entre fãs no mercado secundário.

Moral da Nota: a NEM Ventures, fundo de capital de risco Blockchain, investiu na SharpShark, startup chilena que alavanca a plataforma blockchain Symbol com soluções de marcação de tempo aos criadores de conteúdo, protegendo propriedade intelectual, permitindo tokenização ou transfir suas criações. O SharpShark, projetado para criadores desde escritores, acadêmicos e jornalistas a fotógrafos, artistas e designers, cria assinatura digital apresentada em texto e imagens no blockchain da Symbol cujos dados são armazenados de modo permanente conforme políticas de privacidade. O SharpShark abrange mídia, academias e plataformas de conteúdo gerado pelo usuário.