quarta-feira, 8 de julho de 2020

Micro empresas e criptomoedas

A pesquisa do HSB, fornecedor líder de serviços e seguros cibernéticos, indica que um terço das pequenas e médias empresas americanas aceitam criptomoeda como pagamento por bens e serviços, com empresas mais novas tendo até duas vezes mais chances de negociar créditos digitais. A pesquisa nacional foi realizada pela Zogby Analytics, mostrou ainda que 36% das empresas que aceitavam criptomoeda, 59% compravam moeda digital para uso próprio. Os quesitos indicaram que 47% das empresas que aceitam criptomoedas estavam no mercado há cinco anos ou menos, sendo que apenas 21% nos negócios estavam há mais de 20 anos. A pesquisa relata que os benefícios alegados em relação à criptomoeda foram taxas mais baixas de processamento e pagamentos mais rápidos, no entanto, os riscos podem aumentar fraude cibernética e ataques de computador.
A Zogby Analytics, contratada pelo HSB para realizar a pesquisa em outubro de 2019, no universo de 505 empresas, sendo que 75% da amostra possuía receita anual inferior a US$ 5 milhões e menos de 100 funcionários. A amostragem final concluiu que 41% das empresas tinham menos de 25 funcionários, sendo o nível de confiança de 95% e a margem de erro de 4,4%. A empresa realiza pesquisas para bancos e instituições de serviços financeiros, companhias de seguros, hospitais e centros médicos, varejistas e desenvolvedores, instituições religiosas, organizações culturais, faculdades e universidades, empresas de TI e agências federais. Já Hartford Steam Boiler, HSB, é seguradora especializada em serviços de inspeção, gerenciamento de riscos e tecnologia IoT, seguros de quebra de equipamentos, risco cibernético, responsabilidade especial e outras coberturas. Combina experiência em engenharia, tecnologia e dados em soluções criativas de seguros e serviços para riscos decorrentes de mudanças tecnológicas, buscando evitar perdas, promover uso sustentável de energia, construindo relacionamentos que beneficiem negócios, instituições públicas e consumidores. Por fim, a Munich Re, um dos principais fornecedores mundiais de soluções de resseguro composta por negócios de resseguro e ERGO, empresa de investimentos de capital MEAG. Conhecida por experiência em riscos e sólida posição financeira oferecendo proteção de danos, desde o terremoto de 1906 em São Francisco até furacões no Atlântico 2017, além de incêndios na Califórnia em 2018. Fornece cobertura de riscos em lançamentos de foguetes, energias renováveis, ataques cibernéticos ou pandemias. 
Moral da Nota: segundo a pesquisa, ladrões cibernéticos focam pequenas empresas com sofisticados ataques de computador desde infecções por malware a e-mails de phishing. As PMEs são fáceis de invadir, dessa forma, hackers se infiltram no sistema de dados da empresa e desviam o poder da computação para registrar e verificar transações de criptomoeda. As trocas digitais de moeda ignoram o sistema bancário, negociando e operando com pouca regulamentação, sem ter onde recorrer quando ocorrem perdas por fraude. Proprietários de pequenas empresas devem aprender a tecnologia antes de aceitar criptomoedas e se proteger contra fraudes cibernéticas e perdas financeiras.