quinta-feira, 9 de julho de 2020

Ensino blockchain

O Centro Nacional de Informática, NIC, da Índia foi encarregado pelo Minisitro indiano de TI em desenvolver solução blockchain para melhorar a qualidade das escolas governamentais. O pedido foi feito na inauguração do centro de excelência em tecnologia blockchain, criado pela NIC em Bengaluru. A NIC e autoridades abrirão as portas à startups para trabalharem sob normas definidas já que a Índia abriga 26 mil startups, 9 mil no setor de tecnologia que devem ser incluídas no espaço de tecnologia.
No entanto, pesquisa americana indica que professores do jardim de infância até a 3ª série, líderes escolares e distritais, acreditam que investir tempo em estudos sociais e científicos prepara os alunos para o sucesso mais tarde. Na pesquisa conduzida pela ACT, organização que administra exames vestibulares, cada uma das disciplinas marginalizadas recebia menos de 2hs/semana ou 25 min/dia com exceção do Arkansas utilizando 3hs/semana em ciências na 3ª série e não por coincidência, testa alunos da 3ª série em ciências. O estudo constatou que os estudos sociais e ciências obtiveram apenas 5% do tempo da sala de aula na 3ª série, enquanto a matemática obteve 28% e a leitura 48%. Entre os benefícios estão melhor compreensão e aprendizado de leitura, melhor oportunidade em desenvolver interesses nesses assuntos e capacidade de explorar tópicos com maior profundidade. Mais de 50% dos entrevistados consideraram o ensino diário da ciência no início do ensino fundamental e 45% pensaram o mesmo nos estudos sociais, no entanto, o tempo de ensino foi dedicado a leitura e matemática nos níveis iniciais. 
Moral da Nota: a pesquisa do ACT sugere que educadores do ensino fundamental sentem falta de algo nas salas de aula, dedicando mais tempo a estudos científicos e sociais porque conhecem as crianças. O treinamento os desviou assim como políticas que, por engano, transformaram testes de leitura em guias de instrução. O relatório do ACT recomenda que a mudança é possível e deveria começar, fornecendo aos educadores informações precisas sobre o necessário para compreensão da leitura, com currículos focados na construção do conhecimento das crianças enfatizando testes que priorizam ganhos de curto prazo às custas de resultados a longo prazo.