sexta-feira, 3 de julho de 2020

Licitação Blockchain

Na cidade de Kunming, província de Yunnan, China, avança o desenvolvimento e testes da plataforma de licitação blockchain de recursos públicos. A licitação é o método utilizado por governos para alocar recursos em empresas do setor público e privado à conclusão de projeto específico. A plataforma de licitação chinesa de codinome "Kunyilian", utiliza o sistema blockchain da Tencent nos desafios enfrentados pelo atual processo de licitação de recursos públicos, autenticando credibilidade das entidades envolvidas no processo e agilizando compartilhamento e segurança dos dados. O teste piloto da plataforma registrou quase 60 mil certificados blockchain relacionados a dados oficiais de licitação, com objetivo de prestar serviços a mais de 30 mil entidades licitantes aos recursos públicos em Kunming.
O desenvolvimento da plataforma promove inovação tecnológica via investimentos em tecnologias novas e emergentes, em linha com investimentos no setor blockchain por empresas de tecnologia, governos estaduais e nacionais lideradas por Tencent e Alibaba. A Tencent registrou patentes em blockchain relacionadas a aplicativos de consumidor, dispositivos de hardware e sistemas de armazenamento de mídia. A Beijing Zhulong forneceu serviços técnicos à plataforma Kunyilian, utilizando o sistema TBaaS da Tencent como tecnologia blockchain de nível básico em momento que a China aumenta investimentos em "Nova Infraestrutura", incluindo blockchain,  respondendo aos impactos econômicos da pandemia. O Politburo chinês apelou ao “fortalecimento do investimento em infraestrutura tradicional e nova”, com analistas domésticos esperando volume entre 22/26 trilhões de yuans em 2020.
Moral da Nota: a Tencent registra nova série de patentes Blockchain, detalhando soluções DLT ao gerenciamento de fundos e publicidade. A Egsea, mídia chinesa, informou que os registros incluíam aplicativos blockchain aos consumidores, além de dispositivos hardware e sistemas de armazenamento de mídia. Há foco na adoção crescente nas áreas de nuvem, inteligência artificial e Internet das Coisas. O China Banking News, veículo de mídia, informou que a Tencent acumulou mais patentes em 2019 do que qualquer outra empresa, solicitando 718 no ano, de um total de 5.800 patentes blockchain registradas e com a Tecent representando 12,4% de todos os registros. A empresa anunciou investimentos de US$ 70 bilhões em tecnologias emergentes nos próximos cinco anos, com blockchain ao lado de computação em nuvem, inteligência artificial e IoT como setores prioritários. Anunciou a intenção até o fins de 2020, de estabelecer aliança blockchain de 100 membros com universidades, grupos de reflexão, empresas de tecnologia e órgãos da indústria pesquisando aplicativos DLT.