A IOTA, alemã MIOTS sem fins lucrativos, desenvolve o UIP, Unified Identity Protocol, implementação de identidade digital alimentada pelo Tangle da IOTA devendo ser lançado em 2020. Busca revolucionar o espaço de identidade digital auxiliado pela comunidade e parceiros, com idéias para desenvolver e explorar utilizadades para UIP. Gigantes da tecnologia como Google e Facebook oferecem recursos de identidade imprecisos, cujos modelos de negócios são passíveis de representação e fraude no ecossistema. Tais questões são comuns nas interações on-line entre empresas, indivíduos e, às vezes, dispositivos. No caso de interações negócio-cliente, o processo de identificação geralmente é auxiliado pelas instalações do Know Your Customer que exigem tempo e despesas. O sistema ainda enfrenta o problema da falta de identificação rápida, barata e confiável.
A fintech Machine-to-Machine, M2M, e Internet das Coisas, IoT, no white paper "O caso de uma identidade unificada", apresenta aos investidores a visão e a missão da empresa no recurso de identidade digital na IOTA. O artigo fornece visão revelando por que entidades, organizações e pessoas devem empregar uma camada compartilhada de confiança. A IOTA enfatizou falta de privacidade e confiança na Internet, cada vez mais centralizada, onde empresas como Google e Facebook praticam monopólio virtual sobre dados resultando em vazamentos na ordem de milhões de dólares. O BTCManager relatou como a abordagem descentralizada para compartilhar dados e criar identidades na Web com credenciais Verificáveis e Identificadores Descentralizados, DID, definido para ser integrado às Yallvend Vending Machines. A IOTA fornece um ambiente sem permissão, onde nenhuma parte tem controle sobre a identidade das pessoas.
Moral da Nota: a blockchain IOTA é uma das melhores opções de plataformas na implementação de Identidade Digital, auxiliada por um sistema DLT aberto e transparente. A plataforma oferece recursos gratuitos à sua base de clientes, em ambiente neutro e sem controle sobre o gerenciamento de identidades, bastante comum em um DLT autorizado ou DLT com consenso em busca de lucro. Após inclusão e adoção do Protocolo de Identidade Unificada, a IOTA se estabeleceu em infraestrutura de confiança invisível e útil para todos.