A Newslogical informa que na conferência do Governo chinês da cidade de Lincang, da Associação de Rastreabilidade do Chá de Yunnan e do Departamento de Chá da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, a VeChain lançou plataforma de rastreabilidade do chá, recebendo selo de aprovação oficial. A VeChain é parceira dos produtores de chá na implementação da plataforma envolvendo o ciclo de vida de um tijolo de chá, registrado na blockchain VeChainThor, acessado por clientes digitalizando código QR ou etiqueta NFC com smartphone. A Plataforma de Rastreabilidade do Chá Pu'er está entre as principais plataformas de terceiros indexadas no Sistema Nacional de Rastreabilidade de Produtos, ao passo que os 200 mil tijolos de chá do Mengku Rongshi serão os primeiros introduzidos na plataforma de rastreamento. Após o endosso oficial da plataforma de rastreabilidade do chá, Vechain, VET, consegue ganhos acima de 15% através do Token.
A Mengku Rongshi e Linova, produtores de chá, optaram pela VeChain por cumprir padrões de rastreabilidade do produto conforme estabelecido pelo governo central chinês. A solução VeChain ToolChain foi projetada para resolver o problema de falsificação em bilhões de dólares, com comércio de chá transparente e confiável, beneficiando produtores e clientes. Os chás transferidos à plataforma terão códigos QR únicos ou chips NFC com um ID inteligente solitário e através de dispositivos IoT as informações sobre a vida do tijolo de chá serão registradas no VeChainThor Blockchain. Os clientes digitalizarão o código QR ou etiqueta NFC no smartphone para obter os dados sobre o produto.
Moral da Nota: a Plataforma de Rastreabilidade do Chá de Yunnan Pu'er desempenhará papel na adoção da blockchain na indústria de chá da Província de Yunnan, garantindo supervisão de produtos no combate a falsificação e fatores que denigrem a reputação do chá Yunnan. O chá Pu'er processado em Yunnan em 2018 teve produção de 172 mil toneladas, visto como consumo de luxo semelhante ao vinho. Em 2019 no leilão de Hong Kong, 7 tijolos da antiga safra Pu'er pesando 2.320 gramas atingiram cerca de US$ 2,0 milhões.