O governador do Banco de Inglaterra, escolhido para suceder Michael Bloomberg como enviado especial da ONU para o clima, alerta que a crise climática é "tragédia que se avizinha" com "acontecimentos meteorológicos extremos" e em breve, "demasiado tarde para agir". "Há risco que passemos mais uma década com ações louváveis, mas insuficientes, e que ultrapassemos rapidamente o limite de 1,5 ºC". Ativos de empresas, segundo ele, perderão valor se persistirem em investimentos na energia fṍssil, que deverão ser desescalonadas, além do impacto econômico das catástrofes climáticas.
Em consequência, o Canal do Panamá nos 20 anos da transferência enfrenta desafio nas alterações climáticas. A Autoridade do Canal fala que em 2019 as chuvas ficaram 27% abaixo da média e a temperatura do lago Gatún, principal afluente do canal, subiu 1,5ºC na última década provocando perda de água por evaporação. O canal dispõe de 3 bilhões de mts³ de água doce, abaixo dos 5,25 bilhões necessários para operar de modo sustentável, criando incerteza nas empresas de navegação ao passo que o Canal de Suez, reduziu as portagens em 60% e tem custos operacionais mais baixos. Além da questão climática o canal enfrenta queda do comércio, duas décadas após a transferência da administração americana ao Panamá. O administrador da via falou a France-Presse que “alterações climáticas são amplamente evidentes no Canal do Panamá”. Por sua vez o degelo no Polo Norte abrirá rotas de concorrência, pois o canal ampliado em 2016 é utilizado no comércio Ásia/Costa leste dos EUA. Há pouco tempo recebia 5% do comércio mundial, caindo para 3,5% apesar do recorde de faturamento e carga em 2019.
Moral da Nota: considernado a miragem cada vez mais perto, a chefe do Governo estadual de Nova Gales do Sul, declarou estado de emergência decorrente os incêndios florestais na Austrália. Destina-se a facilitar deslocamentos forçados consequente às condições ambientais. Na Costa Sul de Nova Gales do Sul, 50 mil casas estão sem eletricidade e 382 casas foram destruídas pelo fogo. Ventos fortes, temperaturas abrasadoras e baixa humidade estão previstos com os termômetros nos 41ºC na costa sul. As autoridades estão utilizando navios e helicópteros militares nas operações de resgate.