sábado, 28 de dezembro de 2019

BID Inclusão

O Foromic 2019, evento de inovação à inclusão da América Latina e Caribe discutiu questões relacionadas a migração inter-americana. O braço do setor privado do BID, o BID Invest, parceiro na América Latina de entidades privadas, inclui no setor financeiro migrantes inter-americanos em especial  venezuelanos. Clientes do BID Invest como Bancamía, Banco Pichincha e OmniBank, realizam pilotos buscando especificidade e surgimento de projetos. O Bancamía colombiano, programa de produtos e serviços financeiros a microempreendedores, imigrantes venezuelanos nas cidades de Floridablanca, Piedecuesta, Cúcuta, Pamplona, ​​Bucaramanga e Girón na iniciativa Progresso sem Fronteiras, ajuda 200 venezuelanos com crédito e aulas de educação financeira. O OmniBank através de empréstimo ao setor financeiro e tecnológico do BID Invest, atende microempreendedores imigrantes. Possui piloto em plataforma para imigrantes, com serviços sociais, assistência jurídica, serviços médicos e financeiros via microcrédito e remessas.
Nesta ideia de inclusão e desigualdade, a pobreza amazônica estrativista tem foco da ONU através do marketing redirecionando comercialização para designar o projeto gerando impacto. Por exemplo, a barra de chocolate experimental The Other Bar combate a pobreza dentro da embalagem, escaneando um código e doando um token blockchain ao cacau equatoriano, ou, utilizando o código à próxima barra promovendo negócios da marca. Hoje o agricultor extrativista de cacau recebe a promessa de 3% do valor do cacau na fabricação de chocolate, que não remunera a todos agricultores, considerando o preço real por tonelada métrica de cacau US$ 1.900. O projeto pagará USD 3.400 por tonelada  e o token elevará os ingressos. O código QR que aparece em cada pacote equivale a cada token blockchain à parte do cacau, sendo que o consumo de barras de chocolate e doações de tokens aumentam a renda extrativista amazônica. O programa piloto com 20 mil barras e 10 agricultores será a partir de 5 mil pés de cacau registrados em blockchain, com tokens aceitos por outras marcas de comercialização. 
Moral da Nota: convencer outras empresas redirecionar orçamentos de marketing ao impacto social é modo eficaz de aumentar os negócios. Cerca de US$ 800 bilhões são gastos anualmente em marketing e US$ 170 bilhões são necessários para acabar com a pobreza no mundo.