A tecnologia blockchain cria um novo tipo de internet permitindo informações digitais armazenadas, distribuídas, evitando duplicidade e falsificação de dados. Trata-se de livro imutável de registro de dados em grupos de computadores espalhados e sem autoridade central, aí, o conceito de sistema descentralizado. No livro contábil, compartilhado e imutável, as informações são abertas e adicionadas à blockchain de modo transparente, ficando com os envolvidos a responsabilidade pelas ações, em que blocos de transações realizadas são verificados por computadores componentes da rede distribuída. A falsificação de um registro necessita falsificar toda a cadeia de blocos, digitalmente impossível, até aqui.
A IBM por exemplo possui em todos os setores mais 500 projetos blockchain no mundo, de acordo com a IDC "os gastos com blockchain na Europa crescem mais rápido que em qualquer outro lugar". O desenvolvedor de software Comgo.io parceiro da IBM, digitaliza a doação e gasto de ONGs através do Hyperledger Fabric. Doadores de ONGs em tempo real podem ver o dinheiro já gasto e as atividades apoiadas. A Comgo.io implementa o aplicativo com 7 ONGs; Fundação Recover, Ordem de Malta, Fundação Exit, Farmacêuticos sem Fronteiras, Kubuka e Itwillbe e empreendedor sem-teto. O Banco Central da República do Azerbaijão e a IBM desenvolvem no Hyperledger Fabric, estrutura da Linux Foundation, Sistema de Identificação Digital verificando confiabilidade dos documentos de pessoas físicas e jurídicas utilizados em bancos, provedores de crédito e organizações similares. O sistema simplificará e automatizará a validação "Conheça seu cliente" usado por clientes e organizações de crédito que atendem cidadãos do Azerbaijão. O PKO Bank Polski implementou com a KIR (Krajowa Izba Rozliczeniowa SA ou câmara de compensação automatizada polonesa) plataforma blockchain com a IBM e Accenture em cumprimento a Diretiva de Serviços de Pagamentos da União Européia. Documentos do cliente e comunicações enviadas digitalmente para mais de 5 milhões de clientes do banco, serão mantidos em repositório seguro blockchain.
Moral da Nota: a facilidade de uso da IBM Blockchain Platform e a natureza aberta da blockchain Hyperledger Fabric da Linux Foundation, são fatores de escalabilidade da tecnologia. Usuários se beneficiam por 500 euros mensais da disponibilidade do IBM Blockchain Starter Plan no IBM Cloud, fator de impulso a desenvolvedores, startups e empresas construírem provas de conceito blockchain rápido e acessível com experiência de desenvolvimento blockchain de ponta a ponta, ambiente de teste seguro, conjunto de ferramentas, módulos educacionais e provisionamento de rede. A Juniper Research nomeou a IBM Blockchain Platform em seu Future Digital Awards "Best Blockchain Platform".