Por ser tecnologia confiável a blockchain gera possibilidades transformadoras beneficiando a sociedade. Ajudará capitalizar 12 trilhões de dólares necessários as metas das Nações Unidas de desenvolvimento sustentável ou ODS. Através do projeto Rompimento do Pacto Global das Nações Unidas, estimula empresas incorporar sustentabilidade na inovação como metas de desenvolvimento. Pesquisas da PA Consulting sobre tecnologias disruptivas ajudam organizações conduzirem negócios de modo melhor. Coloca a blockchain em plano superior através de confiança, transparência de longo alcance, abertura e contribuição aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Intervir na pobreza via criptomoedas e blockchain permite entrada no mercado mundial de remessas monetárias diminuindo o peso da migração. A intervenção na saúde e bem-estar via iniciativas regionais, melhora capacidade de resposta e assistência. A busca por produção e consumo responsáveis, vida subaquática e vida dos ecossistemas terrestres, garante através da blockchain informações verificáveis sobre proveniência ao longo da cadeia de fornecimento com amplo potencial na economia circular. Por exemplo, movimentos do atum albacora e atum listados na pesca ao consumidor são rastreados pela start-up de Proveniência, reforçando a certificação Organic Association do Soil, contribuição prática da blockchain a objetivos de desenvolvimento sustentável. Quanto a qualidade da educação a blockchain compartilha pontuações de testes, resultados de pesquisa entre instituições inserida no objetivo 4 da ONU. Nas cidades inteligentes, aumenta eficiência energética e mitiga mudança climática, objetivos 11 e 13 da ONU, além de mercado sem atritos à energia gerada localmente se inserir na rede elétrica.
Moral da Nota: ambição da "paz, justiça e instituições fortes" vista na transparência e confiança reforçam troca de informações entre instituições e público. Busca-se em futuro breve reestruturação da democracia e governança através do sistema de votação Coalichain, utilizando a tecnologia DLT. Decerto que inovações superarão problemas que limitam implementar blockchain na escalabilidade e desempenho transacional, além de energia necessária para em algumas plataformas chegar a consenso.