quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ONU e blockchain

Blockchain é a tecnologia que oferece benefícios como permitir registro imutável de qualquer propiedade, caracterizado pela transparência e confiança. Iniciativas focadas na tecnologia disruptiva trabalham para melhorar condições econômicas, de saúde e alimentação de pessoas no mundo promovendo desenvolvimento de estilos de vida mais em linha ao ecossistema e a vida natural. Os objetivos da ONU se inserem através de blockchain, na produção, no consumo sustentável ​​e ecológico, apresentando em 2015 plano de ação a favor das pessoas, do planeta e da paz entre governos, indicando metas de 17 objetivos até 2030 inseridas em novas tecnologias. 
O Projeto Breakthrough (avanço) aliado ao Pacto Mundial da ONU, abre espaço à tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Blockchain como centro de operações à próxima onda de soluções sustentáveis. Ao lado do PA Consulting Group, consultora em tecnologia e inovação, o Breakthrough (avanço) desenvolve serviços de informação sobre tecnologia no desenvolvimento de organizações e empresas. A aplicação de blockchain importa na transformação dos dados de propriedade da terra, nos registros médicos, na propriedade intelectual, na identidade e validação de propriedade de bens e ativos. Os tokens e moedas digitais através da Blockchain permitem a 2 bilhões de pessoas sem banco no mundo acessar serviços financeiros, em linha com o primeiro objetivo das metas de desenvolvimento sustentável, ou, acabar com a pobreza.
Moral da Nota: soluções financeiras blockchain à comunidades deslocadas ou de baixa renda, como BitPesa, CariCoin e BanQu, ou iniciativas de registro de prontuários médicos mantendo e compartilhando história médica segura dos pacientes, combinam-se com 3 objetivos da ONU ou promoção, garantia a saúde e bem-estar da pessoa. A startup Gem salva informações sobre surtos de doenças na blockchain, melhorando a capacidade de resposta e assistência. Na indústria agrícola sustentável, tecnologia DLT garante segurança alimentar promovendo economia circular. No desenvolvimento de energia renovável, a blockchain gera soluções de rastreamento e redistribuição da energia em modo otimizado. O grupo Lemur da Universidade de Oviedo, desenvolveu na Espanha um projeto de comércio circular de energia renovável entre comunidades carentes. A empresa Acciona Energía da Greenchain, utiliza blockchain rastreando energia de usinas eólicas e hidráulicas.