Pesquisa do Instituto de Propriedade Intelectual da Suíça, Swiss Federal Institute of Intellectual Property, IPI, e da empresa jurídica Withers & Rogers, o número de pedidos de patentes blockchain supera o de pedidos de patentes para outras tecnologias. A quantidade de patentes blockchain no mundo é maior que a de computação quântica, cujo número de pedidos teve maior quantia registrada em 2016 e 2017 com mais de 2 mil e 600 patentes ou 60% do total. Do ponto de vista geográfico, os Estados Unidos lideram em termos de número de aplicações de patentes de blockchain com cerca de 1.680 pedidos seguido pela China com 1.590 e Reino Unido em terceiro com 270 aplicações. Para compreender a força competitiva na florescente tecnologia, a gigante e-commerce chinesa JD.com registrou mais de 200 patentes blockchain após a rival Alibaba ter registrado 262 patentes.
Rastrear produtos na cadeia de suprimentos e logística tem sido na blockchain a mola propulsora ao lado do sistema financeiro. A DHL, empresa alemã de logística com ampla atuação no Brasil testa blockchain para rastrear medicamentos, mercado difícil para transporte devido a roubos e adulterações. Estudo da Accenture e da DHL sobre o uso blockchain na logística, avisa que a entrega de um frasco de xampu envolve geração do pedido, comprovante de pagamento, nota fiscal, ordem de frete e prova de recebimento com chances de adulteração e erros.
Moral da Nota: a competitividade se insere na escalabilidade, daí uma novidade a cada dia. No sistema financeiro a Ripple busca acordos com bancos no mundo, promovendo contabilidade, pagamento e sua criptomoeda nativa, XRP. O tempo médio de liquidação na rede Ripple é de 4 segundos, podendo lidar com 1.500 transações de cadeia por segundo, com taxas significativamente mais baixas mesmo comparadas com outras redes Blockchain a custo médio de transação de 0,0004 dólares.