terça-feira, 2 de julho de 2019

Cadeia de produção

O jornal La Nación informa a criação da startup argentina 'Carnes validadas' focada em "criar um currículum vitae para a carne", transmitindo desde o campo os atributos do produto final. Representa uma rede de criação de valor na cadeia da carne mediante suporte tecnológico oferecido pela blockchain. Segundo o fundador da startup, atualmente encontra-se na fase de integração de futuros usuários inovadores e o serviço funcional estará operacional em cinco meses. O projeto decorre da necessidade em desenvolver estratégia alinhando produção de carnes argentinas e a crescente demanda do consumidor, associada a sustentabilidade e rastreamento. Quer dizer, em qualquer lugar do planeta pode-se escanear um código QR de um pacote de carne obtendo um curriculum vitae. A startup pretende ser plataforma unindo todos os atores da cadeia da carne, transformando a informação gerada pelos atores individualmente, representando uma rede de criação de valor integrada por várias empresas com transparência, clareza e confiança no processo de produção. 
Nesta linha de pensamento, a Target uma das maiores redes de varejo dos EUA, desenvolve projeto para criar sua própria blockchain de código aberto, controlando sua cadeia de produção. O teste-piloto para certificação dos produtos de papel ao longo da cadeia de produção, teve código aberto no GitHub nomeado como 'ConsenSource, construído na plataforma blockchain Hyperledger Sawtooth, um dos projetos Hyperledger 'hospedadas' pela Linux Foundation. Para a Target implementar um registro distribuído, o principal obstáculo é fazer com que empresas diferentes concordem sobre quais dados serão armazenados na blockchain e o modo como o sistema será gerido e operado
Moral da Nota: Carnes Validadas aponta a "identificação individual dos animais", buscando 'descomoditizar' o processo de produção da carne e lograr uma melhor posição no mercado. Trata-se de solução integral transformando os processos produtivos, transacionais e documentais em cadeias de blocos virtuais, complementado por ferramentas de melhoria contínua permitindo oferecimento de produto diferenciado.