terça-feira, 25 de junho de 2019

Microsoft, Hyperledger

O Hyperledger, esforço colaborativo em código aberto para promoção de tecnologias blockchain, apresentou seus novos membros: Ethereum Foundation, Nornicke, Salesforce Gloscad, Microsoft, Milligan Partners, Academia de Informação e Comunicações da China (CAICT) e GS1 US. Em paralelo adicionou projeto de infraestrutura de identidade destacando interoperabilidade, desenvolvimento de projetos cruzados e amplo envolvimento da comunidade. Por conta da inclusão de várias tecnologias, blockchain e contabilidade distribuída, ao lado do lançamento do Hyperledger Aries há 13 projetos na estufa Hyperledger.
Em declaração pública na Conferência Synchronize Europe, a Microsoft avisou sua inserção como membro Hyperledger. Hospedada pela Linux Foundation, o Hyperledger contém atualmente 270 membros entre eles JPMorgan Chase, Deutsche Boerse e IBM Food Trust utilizado por Carrefour, Walmart, Nestle e Unilever. Com a Microsoft o Hyperledger Fabric participa dos serviços da Azure. Já a Salesforce, possui soluções comerciais de software baseada em nuvem e, parceira da Ethereum Enterprise Alliance, lançou o novo software 'as a service' construído no Hyperledger. A Norilsk Nickel ou Nornickel é empresa metalúrgica russa, uma das maiores produtoras de paládio do mundo e uma das líderes em cobre e níquel. Busca explorar oportunidades blockchain trabalhando em tokenização na Hyperledger. A Gloscad é startup polonesa com soluções no setor agrícola, enquanto a Milligan Partners é consultoria americana focada no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Entre as não comerciais estão a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT), centro de pesquisa do governo chinês, a Fundação Ethereum apoiadora do desenvolvimento da segunda maior cadeia de blocos e o GS1 que desenvolve padrões para códigos de barras.
Moral da Nota: a integração da Ethereum Foundation ocorre após parceria entre a Hyperledger e a Ethereum Alliance, que desenvolve padrões para aplicações de negócios construídos em blockcchain nas versões pública e privada. Quanto a Microsoft o foco é identidade descentralizada, ao lado do World Wide Web Consortium (W3C) e o Decentralized Identity Foundation (DIF), que lançou solução descentralizada de identidade open source. Por fim com relação à Hyperledger, se associa a empresa que forneceu a plataforma Tecido Hyperledger ou sua rival IBM.