terça-feira, 18 de junho de 2019

Mercedes Benz

A Mercedes-Benz desenvolve plataforma blockchain que permite armazenamento de documentação e contratos na cadeia de suprimentos aumentando transparência e sustentabilidade. A Mercedes é uma divisão da Daimler AG, membro do Hyperledger da Linux Foundation, se interessou ainda por um sistema de recompensas em tokens. Em 2017, experimentou blockchain associada ao banco alemão LBBW na emissão de "Schuldschein corporativo" de 100 milhões de euros semelhante a um título. A Daimler Trucks explora blockchain para registrar a origem das peças comerciais de caminhões. A parceria na cadeia de suprimentos é com a empresa de software Icertis, cooperando no desenvolvimento da tecnologia blockchain na cadeia de suprimentos. A Mercedes-Benz Cars anunciou ainda prototipagem de rede blockchain para reforçar as obrigações contratuais do fornecedor, especialmente sustentabilidade e conformidade ética.
O desenvolvimento e programação com a Icertis se insere em protótipo blockchain que  armazena documentos e contratos em complexas cadeias de suprimentos, possibilitando  criação de mapeamento transparente e sustentável de documentos classificados em toda a cadeia. O projeto com a empresa de contratos baseados em nuvem Icertis busca em primeiro lugar padronização, tornando a documentação do contrato mais consistente. Os contratos com fornecedores da Mercedes incluem cláusulas relativas a condições de trabalho, direitos humanos, proteção ambiental, segurança, ética comercial e conformidade cuja adesão é registrada na blockchain evitando desvios.
Moral da Nota: durante o anúncio a Mercedes referiu o potencial de rastreabilidade de componentes e matérias-primas, com minerais de origem ética para baterias e carros elétricos. Nesta ideia a IBM formou parceira com a Ford para rastrear o cobalto da República Democrática do Congo, enquanto a Circular trabalha com as minas de Ruanda garantindo conformidade ética do tântalo usado nas baterias da Apple. Outra questão é a mobilidade, especialmente carros autônomos, e a Daimler associou-se a BMW em joint venture de 1 bilhão euros em jornadas de transporte, carregamento de carros elétricos públicos, estacionamento digital e passeio. A BMW é ativa no setor de mobilidade blockchain e um dos membros fundadores da aliança blockchain MOBI. Outra empresa alemã, a Porsche AG, aumentará investimentos em startups blockchain acessando tendências, tecnologias e modelos de negócios.