sexta-feira, 21 de junho de 2019

IoT descentralizada

Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (Ustpo) concedeu a IBM patente de auto-atendimento de dispositivos anônimos de serviço Blockchain em rede, no ambiente de Autonomous Decentralized Peer-to-Peer Telemetry (Adept). A prova de conceito (PoC) para Adept foi em parceria com a Samsung, usando um protocolo blockchain como base à rede distribuída de dispositivos chamada pela Samgsung de “internet das coisas (IoT) descentralizada”. Segundo a IBM controladores de IoT geralmente são centralizados exibindo diferentes fornecedores de soluções proprietárias seguindo arquitetura centralizada, daí uma arquitetura descentralizada oferecendo melhor custo e eficiência operacional.
Na ideia de inovação de IoT, a Equipe Elk desenvolvedu hardware IoT que opera com tecnologia Blockchain permitindo interconectar objetos que compartilham informações via rede de blocos, integrando sistema de mensagens, módulos de armazenamento e conexão WiFi. Poderão controlar remotamente componentes eletrônicos como motores, sensores e  switches. Um sistema de objetos conectados poderia ser construído em poucos minutos através de uma rede de blocos cujos dispositivos utilizam a biblioteca Koyn Arduino, facilitando conexão e programação de dispositivos conectados ao Blockchain. 
Moral da Nota: dispositivos de auto-atendimento aumentam a eficiência do sistema descentralizado, diagnosticando e automatizando soluções à situações como “autodiagnóstico, previsão de falha de equipamento e antecipação”, funcionalidades incluindo mensagens peer-to-peer, compartilhamento de arquivos distribuídos e coordenação entre dispositivos autônomos.