sexta-feira, 31 de maio de 2019

A Tokenização

Tokens são códigos utilizados pelos dispositivos móveis para validar transações no lugar dos números impressos. A transação a partir do token é validada no mapeamento, retornando aos dígitos originais de um cartão por exemplo garantindo assim segurança. Trata-se de um recurso de segurança gerando um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis. A tokenização é um passo revolucionário na exclusão do fator humano das interações garantindo segurança dos dados tokenizados. É instantâneo e dura poucos segundos, utilizado para autenticar transações financeiras online especialmente de bancos. O detalhe é a ampliação do conceito cada vez mais aplicado a outros segmentos e de modo progressivo fará parte de várias esferas do nosso cotidiano.
No Brasil foi sancionada a Lei Geral de Proteção dos Dados ou LGPD regulando e esclarecendo o uso de dados pelas empresas na proteção do usuário. Há grande preocupação com a segurança de dados sensíveis como cartões de crédito e outras transações financeiras, daí a tokenização. Trata-se de modo a manter ativos seguros digitalmente, afastando risco de descriptografar através da interceptação por malwares ou ações de má intenção, mitigando riscos em operações virtuais. Essas informações são armazenadas em ambiente seguro ou um cofre virtual. Em vista disso sabemos que a Blockchain visa descentralização como meio de segurança, via rede de validação multipontos eliminando intermediários. A partir da blockchain podemos tokenizar ativos imobiliários, commodities e etc. Um ativo tokenizado é um contrato digital usando a tecnologia blockchain e vinculado a documento jurídico representando o ativo real. O possuidor do token detém o ativo que aquele token representa. Daí a tokenização representar o processo de conversão de alguma forma de ativo em um token móvel  armazenado em  sistema blockchain.
Moral da Nota: talvez a Tokenização seja um dos grandes avanços a serem observados na Quarta Revolução, muito pela rapidez, facilidade e segurança agilizando transações de diversas categorias. Estamos diante vários gargalos estagnados que através do Token ganhariam agilidade e movimento. Suponhamos um pátio de detran com carros apodrecendo pós seis meses, caso tokenizados a valor da tabela, o objeto real poderia ser enviado a reciclagem. Além disso cabe espaço a Tokenização ativos precatórios nos três níveis de governo, imóveis oficiais aprodrecendo em grandes centros agilizados em venda tokenizada no mercado blockchain. Talvez o carro chefe dos tokens fosse as stablecoins que certamente darão vida a serviços ambientais estagnados clamando por afronta, criação de empregos, conhecimento e desenvolvimento.