sexta-feira, 29 de março de 2019

Serviço de mensagens

'Application Programming Interface' ou 'Interface de Programação de Aplicativos' ou API, trata-se de um conjunto de padrões de programação permitindo construção e utilização de aplicativos, quer dizer, a 'matriz' do aplicativo. Nesta ideia a Blockstream lançou na Mainet uma 'Interface de Programação de Aplicativos' ou API de mensagens por satélite, significando que usuários poderão transmitir dados via rede de satélites da empresa pagando através da Lightning Network. Visa substituir com satélites a dependência da rede Bitcoin por conexões terrestres de internet colocando a rede ao alcance de todos. A rede de satélites faz transmissões de Bitcoin 24 horas por dia, garantindo proteção do blockchain contra interrupções e fornecendo capacidade de acesso pelo receptor de satélite em vez de uma conexão com internet. Isto se viabiliza pela API RESTful da Blockstream enviando mensagens pelo site. 
Para enviar mensagens pelo site da Blockstream, selecionamos a opção 'Broadcast and Transmission' e carregamos o arquivo criptografado quando destinado a usuário específico, fazendo oferta de preço para transmissão. O leilão determina prioridade à transferência com 'lance mínimo 50 mSat/byte'. A partir daí o sistema gera um código de autenticação e ID de transmissão, usada para 'excluir ou re-priorizar ou bump a transmissão na fila.' Isto é salvo em local seguro com pagamento feito via Lightning Network enfileirando a transmissão.
Moral da Nota: lançado em 2017 o satélite da Blockstream conecta usuários do Bitcoin em áreas de baixa penetração e pouca liberdade da internet online. Focado na transmissão de mensagens para receptores na Europa, África e Américas, expandiu para a Ásia-Pacífico adicionando suporte à pagamentos de rede Lightning Network. A API de mensagens via satélite permite através do serviço de rede lightining Network envio de mensagens criptografadas ponto a ponto de qualquer lugar da Terra remunerando recepção e transmissão das mensagens.