terça-feira, 2 de outubro de 2018

Regulamentação global

O Financial Action Task Force (FATF) avisa que devem  acontecer em breve regras para o mercado de bitcoin e outras criptomoedas. No G20, ministros de finanças e presidentes de bancos centrais passaram ao FATF apresentar as primeiras regras para regulamentar o mercado, provavelmente na próxima reunião. As primeiras regras deverão impactar as exchanges de criptomoedas que podem ter que adotar normas impostas pela Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF), visando evitar que ativos digitais sejam usados em lavagem de dinheiro. 
Por sua vez, o Jornal Kleine Zeitung avisa que por meio da plataforma do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco de Controle da Áustria, através do blockchain Ethereum, serão emitidos 1,15 bilhão de euros em Títulos da União oriundos do Governo Alemão, após testes bem sucedidos no sistema de leilões eletrônicos da Áustria (ADAS) e da criação e estabelecimento do Conselho Consultivo Fintech no Ministério das Finanças. Tal evento faz o país pioneiro europeu na implementação de tecnologia da cadeia de blocos para questões de títulos soberanos, usando reconhecimento de firma de serviço em rede Ethereum, permitindo ligações de certificação como valores de hash e registrar a autenticidade dos dados no sistema chamado Blockchain-Notarisierungsdienst.
Moral da nota: A prova de conceito criou vínculo de dívida pública, onde a oferta de títulos foi gerada por contratos inteligentes vistas em tempo real e liquidação instantãnea, além de pagamento automático aos portadores de títulos quando os ativos expiram. A Áustria junta-se a Austrália no lançamento de vínculo em blockchain, ao lado do Banco Mundial que vai participar de pesquisas para melhorar o aparato financeiro do Quênia, com provas de emissão de obrigações através de telefones móveis chamado M-Akiba, com um financiamento inicial de U$ 1,1 milhão de dólares.