A IBM é reconhecida como principal fornecedora de blockchain corporativo, focada em velocidades de transações, criptografia e promoção de blockchain empresarial. Desde 2016 trabalha com assistência à saúde, serviços financeiros, cadeia de suprimentos, varejo, governo e direitos digitais via aplicativos blockchain em redes de execução e produção. A plataforma IBM Blockchain na nuvem oferece recursos de ponta a ponta para que clientes ativem suas próprias redes de negócios. A nuvem da IBM é pioneira na conexão de produtores, distribuidores, varejistas e processadores por registro de dados compartilhados no sistema de distribuição alimentar.
O IBM Food Trust é a solução da IBM executada na nuvem. A base da tecnologia depende do Hyperledger Fabric hospedada pela Linux Foundation, compatível com padrão GS1 ou suporte de dados para logística, um tipo de código de barras linear alfanumérico, usado na indústria alimentícia que garante a interoperabilidade dos sistemas de rastreabilidade. Seus membros criaram uma solução de negócios aberta, permitindo à organizações da indústria alimentícia administrar de modo eficiente fornecendo alimentos seguros a custos menores. Segundo a empresa, nos testes, milhões de produtos foram rastreados por varejistas e fornecedores, contribuindo à efetivação do processo construtivo da cadeia de fornecimento inteligente, segura e sustentável, com transações endossadas por várias partes levando a versão imutável da verdade.
Moral da Nota: a plataforma IBM Food Trust anunciou parceria com o Carrefour usando blockchain na cadeia de fornecimento de alimentos. Fazem parte do IBM Food Trust a Cooperativa Topco Associates, LLC, com 49 membros, mais de 15.000 lojas e 65 milhões de clientes semanais. A Wakefern, Cooperativa de varejistas com 50 empresas associadas e 349 lojas. Fornecedores incluindo BeefChain, Dennick Fruit Source, Scoular e Smithfield. Possuem acordo com a plataforma, Nestlé, Kroger, Dole Food, Unilever, Tyson Foods e Walmart, sendo que esta, exigirá de seus fornecedores verdes a captura de informações e eventos de rastreabilidade end-to-end digitais usando o IBM Food Trust.