quinta-feira, 14 de junho de 2018

Mindsphere

Surge como forma de implementar a Internet das Coisas o Mindsphere ou sistema operacional aberto da Siemens para coletar, analisar e compactar dados de dispositivos conectados. Estimativas giram em torno de 50 bilhões de dispositivos conectados em 2020, ou dispositivos e objetos capazes de coletar dados e se comunicar com outras pessoas.
O MIndsphere é a plataforma de convergência do ecossistema desenvolvida na nuvem capaz de conectar equipamentos, dispositivos e sistemas colhendo dados e analisando-os. Projetado para decifrar os dados e oferecer informações visando melhoria do desempenho de modo personalizado do negócio em questão. Possui protocolo aberto com funções de acesso remoto a serviços em nuvem conectando os mundos real e virtual e permitindo o desenvolvimento de aplicativos personalizados as necessidades individuais.
Moral da nota: analise, previsão de consumo de energia urbana, monitoramento de sistemas para manutenção de programação, análise de meios de transporte visando previsão de horários em tempo real e antecipação de eventos inesperados. Isto é Internet das coisas combinado ao Mindsphere, não é futuro mas o presente. 
Em tempo: ecossistema digital é a criação de ambiente digital favorável ao desenvolvimento de determinado projeto, permitindo que organizações melhorem sua visibilidade através de seu site utilizando técnicas de marketing on line como midias sociais, emails etc. No caso de Mindsphere a Siemens usa padrões abertos e interfaces visando a Internet das coisas independente do setor tecnológico, registrando dados avaliando e analisando implicações para tomada de decisões em formato seguro.