sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

União Europeia

O Ministro francês das Relações Exteriores disse no Parlamento de seu país que "Uma das nossas principais demandas para qualquer país assinar um acordo comercial com a UE, deve ser implementar o Acordo de Paris em seu território." Traduzindo o significado dado a palavra 'implementação' utilizada, sugere segundo quem sabe interpretar, que parceiros comerciais da UE não só devem assinar o acordo de Paris como ratificá-lo. 
Segundo quem sabe interpretar, talvez tal afirmação vá ao encontro do Secretário de Comércio dos EUA, que afirmou ter o país o maior prazer em conversar com a UE no quesito comércio transatlântico e parceria de investimento ao Acordo de Livre Comércio em discussão.
Em tempo: todos sabemos da retirada americana em 2020 do acordo de Paris e a busca pelos EUA de acordo de livre comércio entre os dois blocos. O detalhe é que nessa de exclusão haveria uma lista de 23 países, incluindo a Rússia. 
Moral da Nota: Zequinha tá vendo o que tá acontencendo. Vocês levaram um toque da Noruega cortando a grana da Amazônia, depois o Ministro em Davos diz que nosso agronegócio é ecológico não aquece. O problema é que eles sabem que temos o maior rebanho de gado do mundo e nosso gado apesar de verde, comer capim, libera metano em volumes gigantescos, pior que o CO2. Zeca, no caso do Mercossul, a Argentina sofre uma grave seca e o que salvou o preço da soja foi a chuva no Brasil, sem falar do agronegócio paraguaio. Por fim Zeca, correr pra China é complicado, porque o triângulo amoroso China, Japão e Coréia do Sul tem dado barraco na polícia, sem falar Rússia/Japão e China/Índia, tudo parceiros.