terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A questão da água

Elon Musk, fundador da Tesla automóveis elétricos, obteve recentemente sucesso com o lançamento a Marte de um veículo elétrico. Tal iniciativa gerou questionamento pelo fato de Musk ser Sul Africano e a Cidade do Cabo encontrar-se as portas de colapso hídrico. A iniciativa demandou gigantesco esforço técnico, científico e financeiro, aí, Musk é colocado em cheque por suas prioridades. Não que se esteja contra o lançamento de aeronaves a Marte visando no futuro o turismo espacial, certamente para poucos, já que a crise hídrica que vivenciamos não é para poucos e sim muitos.
Enfrentando sua pior seca, a Cidade do Cabo está a beira de desabastecer 400 mil pessoas nos próximos meses. Em paralelo, a cidade do México onde 11 milhões de pessoas não possuem água potável e a disponibilidade per capta caiu de 18 mil em 1950 para 4.028 metros cúbicos em 2012.
Moral da nota: nesta ideia, o México é um dos países sob risco de ficar sem água, perdendo entre 30% e 50% dos contratos públicos em vazamentos.