quarta-feira, 19 de abril de 2017

Impasse

O impasse evidenciado na Venezuela e em menor grau nos seus iguais da ALBA (dez países), está com temperatura elevada por lá e envolvendo  toda a América latina. Democracia participativa e representativa está no centro da questão, mesmo que a retórica e o gestual seja socialista, na verdade, parece pano de fundo.
Democracia participativa é uma forma de democracia em que cidadãos fazem seus procedimentos diretamente em relação as decisões e executam o controle de exercício do poder. Em miúdos, seria os sem terra, sem teto, microempresários, agronegócio ou bancos, participando diretamente das decisões do executivo.  A Democracia representativa o povo elege seus representantes por tempo determinado, com autoridade legitimada pela soberania popular, via Instituições chamadas de Senado, Câmara compondo o Congresso, poder Executivo e Judiciário com representantes da Suprema Corte nomeados pelo executivo por anuência do Senado.
Na América Latina, por conta da colonização Europeia e influência americana no pós guerra, surgiu uma democracia representativa em que o executivo subordina o Legislativo e Judiciário. O impasse pós fim dos regimes militares, deve ser examinado para trilharmos um caminho civilizado.