segunda-feira, 6 de junho de 2022

Plataforma imobiliária

A Chainlink automatiza o pagamento de aluguéis para proprietários em plataforma imobiliária latino-americana, novo caso de uso da Blockchain para o setor. A tokenização dos mercados imobiliários globais é objetivo do espaço blockchain, com finanças descentralizadas, DeFi, oferecendo solução ao setor acelerando o crescimento. A plataforma de tokenização da Chainlink, LaProp, permitirá investidores comprarem ações tokenizadas em várias propriedades do mundo real produzindo porcentagem da receita dos pagamentos de aluguel.

A LaProp  alavancará histórico dos operadores de nós do Chainlink Keepers  garantindo investimento nos mercados DeFi, executando tarefas para contratos inteligentes na BNB Chain e, nesse caso, automatizando pagamentos de aluguel seguro aos detentores de tokens. A plataforma dará aos investidores de varejo capacidade de exposição no mercado imobiliário, de outra modo inacessível pela quantidade de capital historicamente necessária para entrar nestes mercados. A capacidade da Chainlink em lidar com contrato inteligente fará com que o aluguel pago pelos inquilinos seja distribuído automaticamente entre detentores de tokens da propriedade em questão, sendo que condições e datas de pagamento podem ser editadas por propriedade. A solução mais próxima da plataforma baseada em Chainlink da LaProp é a solução de negociação, Lofty AI que oferece aos usuários a capacidade de investir em propriedades listadas obtendo propriedade compartilhada e fornecendo acesso a decisões de governança e parcela da receita de aluguel.

Moral da Nota:  a Tokenização de bens reais no Brasil avança no mercado imobiliário e de preservação ambiental atrelando propriedades de imóveis e áreas de de proteção ambiental da Amazônia a tokens não fungíveis, NFTs.O potencial dos NFTs (tokens não fungíveis) começa a avançar tanto no setor imobiliário quanto na preservação ambiental com iniciativas de tokenização da Imovelweb e Moss abrindo campos de utilidade  aos tokens não fungíveis proporcionando relação mais direta, menos burocrática e inovadora à aquisição e exploração comercial de imóveis e ambiente.A tokenização vincula um imóvel a um token não fungível, incluindo  escritura em contrato inteligente registrado na blockchain e, mais que certificado de propriedade, o contrato estabelece regras de comercialização e compensações financeiras relativas ao imóvel.  Além de desburocratizar o processo para aquisição de imóveis, a tokenização permite experimentação de novos meios de propriedade e comercialização de ativos imobiliários.