quarta-feira, 29 de julho de 2020

Marketing Blockchain

Um dos potenciais em vista pela tecnologia blockchain será sua utilização na indústria de marketing e publicidade. A tecnologia da contabilidade distribuída se consolida na logística, fabricação, jogos e serviços de reconhecimento facial, ainda no presente desconectada da indústria da publicidade e marketing, no entanto, já visualizadas por startups do setor. Soluções de marketing global à unidade Interactive Experience da IBM, indica modos de fazer negócios onde necessita confiança e transparência; na mídia, a blockchain fornece fonte única de verdade para compras eliminando dúvidas e incertezas comuns no dia a dia.
A tecnologia DLT é cadeia de blocos com informações adicionadas sequencialmente em tempo real e armazenadas nos dispositivos dos membros da rede. Cada transação ou adição de informação à cadeia, exige confirmação de todos partícipes eliminando possibilidade de falsificação de informações. Protege de interferência externa pois se 90% dos dispositivos falharem, as informações permanecerão na forma original pelos 10% restantes. Outra vantagem blockchain no marketing é a remoção do intermediários, cuja maior parte da receita publicitária permanece  monopolizada em grandes corporações. A blockchain permite interação direta entre cliente e contratado, eliminando intermediários, desde a execução do trabalho até o pagamento completamente transparente e controlado. A vantagem blockchain em tarefas de marketing se localiza na capacidade de trabalhar com contratos inteligentes, evidenciado no protocolo ERC-20 da Ethereum, indicando requisitos e condições do trabalho a ser realizado. No entanto, há pontos controversos que travam a evolução blockchain nos serviços de marketing. A questão inicial é o fato da tecnologia ser incomum aos profissionais de marketing desconhecendo o que é cadeia de blocos, base de qualquer criptomoeda, sendo o número de usuários das startups blockchain insuficiente à campanhas publicitárias em grande escala. Outro fator relevante a desvantagem blockchain é a escalabilidade da tecnologia cuja maioria dos projetos não oferece mais de 20 transações/seg, indicador insuficiente aos profissionais de marketing quando comparado à publicidade contextual de consultas de alta frequência ou à publicidade em banner.
Moral da Nota: a transparência da tecnologia garante ao cliente que o orçamento não será usado em bots, garantindo fornecimento do serviço na íntegra. Na blockchain o gasto do orçamento se faz entre pessoas reais e clientes em potencial, onde cada partícipe da rede possui assinatura digital própria provando não se tratar de bot ou algoritmo de máquina mas pessoa real. Graças ao sistema de identificação a interferência robótica é excluída no ecossistema blockchain.
Rapidinha: Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, comenta com clareza a questão dizendo que “enquanto a maioria das tecnologias automatizam trabalhadores na periferia realizando tarefas domésticas, a cadeia de blocos automatiza o centro. Em vez de tirar o motorista de um emprego, a blockchain tira o Uber de um emprego permitindo taxistas trabalharem diretamente com o cliente.”