O Sina Finanace informa que o primeiro white paper blockchain do setor bancário emerge no Banco Industrial e Comercial da China, ICBC, sobre aplicativos de tecnologia blockchain em finanças. Analisa gargalos no setor financeiro comparando tendências chinesas no desenvolvimento blockchain com o exterior, apontando o financiamento como área mais explorada dos aplicativos. O relatório indica que o banco já criou sua plataforma blockchain empresarial com serviços focados no rastreamento de transações na pandemia, agora, integrados na Sociedade da Cruz Vermelha da filial de Guangxi na China e na Federação de Caridade de Zhuhai. Segundo o banco, a blockchain transforma setores como financiamento da cadeia de suprimentos, financiamento comercial, gerenciamento de fundos, gerenciamento de pagamentos, liquidação de pagamentos e ativos digitais.
Nesta ideia de serviços financeiros o WeBank, banco digital chinês, conseguiu o terceiro lugar em pedidos de patentes Blockchain em 2019, sendo o único banco classificado no top 10 do ranking de Patentes do Banco Mundial. O detalhe é que o Alibaba e Tencent ficaram em primeiro e segundo lugares, sendo que o Webank registrou no ano em questão quase 632 patentes com 80% relacionadas a blockchain, IA, computação em nuvem e big data. As patentes do WeBank focam 48% em infraestrutura da cadeia de consórcio de código, 40% middleware e 12% em soluções relacionadas a algoritmos, proteção de privacidade e tecnologia de cadeia cruzada. As patentes registradas pelo WeBank indicam aumento da capacidade do setor bancário em tecnologia financeira, em detrimento de fortalecer o entorno da infraestrutura existente via estratégia colaborativa com desenvolvedores. O WeBank explora a integração da linguagem de contrato inteligente DAML à blockchain FISCO BCO, rede que sustentará a Rede de Serviços da cadeia nacional de serviços blockchain da China.
Moral da Nota: o ICBC é o maior credor mundial em ativos com pesquisas desde 2016 na integração blockchain e big data, inteligência artificial, internet das coisas e tecnologia 5G. Na China existem 420 provedores de informações e serviços blockchain registrados, 72 empresas oferecendo serviços financeiros na tecnologia, 17% do total com 120 tipos de serviços financeiros registrados.