sexta-feira, 24 de julho de 2020

Energia Limpa e DLT

A Bloomberg avisa que a empresa americana de energia limpa, Clearway Energy Group, lança programa piloto de negociação de créditos de energia renovável em blockchain. Através de parceria com a Power Ledger, startup australiana baseada na Ethereum (ETH) focada na comercialização de energia limpa, desenvolve o software de negociação de energia habilitado à blockchain, construindo sistema de rastreamento e comercialização, os chamados RECs. Segundo a startup, a solução deverá ser testada em Massachusetts gerando até cinco megawatts de eletricidade, posteriormente a meta será 20 megawatts. O mercado de certificados de energia renovável dos EUA está avaliado em mais de US$ 3 bilhões, sugerindo que custos de transação adicionam 3% a 10% aos certificados. A Bloomberg fala que, embora existam opções de negociação de certificados digitais, os custos se acumulam quando agregados via corretores ou contratos bilaterais nas divisas estatais.
A Power Ledger segue seu desitino lançando sua rede peer-to-peer (P2P) em Graz, segunda maior cidade da Áustria. A australiana fez parceria com a E-NEXT, braço austríaco de inovação, através da empresa de energia elétrica  Energie Steiermark, lançando plataforma de comércio de energia blockchain. O anúncio enfatiza que a inciativa otimiza distribuição de energia e contribui à transição à energia de carbono zero, na espera que a tecnologia Power Ledger permita que famílias baseadas em energia solar nos telhados da cidade vendam o excesso aos vizinhos, gerando incentivo monetário aos residentes da cidade usarem essa energia. Inicialmente o serviço envolve 10 residências com potencial de expansão a mais residências, bem como toda rede de energia da Áustria. A plataforma blockchain permite a anonimização dos dados da rede de distribuição de energia, conforme políticas de privacidade da UE especificada pela General Data Protection Regulation ou Regulação de Proteção De Dados Gerais. A Power Ledger tem projetos pilotos além da Austrália, na Tailândia, Japão e Estados Unidos.
Moral da Nota: o detalhe da parceria é que Clearway Energy Group, um dos maiores desenvolvedores de energia limpa dos EUA, ao lançar um mercado eletrônico piloto para créditos de energia renovável, responde a pressão exercida por estados em projetos de energia solar e eólica. A propósito, a cidade de Graz é a única cidade no projeto envolvendo resolução de questões urbanas incluindo o cumprimento das metas zero de emissões e carbono até 2050. Graz abriga o centro blockchain do país, o BlockchainHub Graz.