A ConsenSys constrói plataforma global de comércio no agronegócio através da Covantis, iniciativa blockchain apoiada pela Cargill focada no Ethereum. O Projeto Agritech associado à ConsenSys Covantis é focado na transformação do comércio global e operações da cadeia de suprimentos. A Covantis estabelecida em Genebra como entidade legal após receber aprovação regulatória necessária, é iniciativa conjunta da Archer Daniels Midland (ADM), Bunge, Cargill, COFCO, Louis Dreyfus Company e Glencore Agriculture. A plataforma blockchain digitalizará o setor financeiro pós-negociação, trazendo eficiência e economia de custos à cadeia de suprimentos do agronegócio.
O conceito Covantis estabelecido em 2018, apareceu com o anúncio da iniciativa em digitalizar transações globais de remessa blockchain e inteligência artificial. Em 2020 a Covantis escolheu a ConsenSys, focada na Ethereum, como parceira de tecnologia na criação da plataforma blockchain digitalizando o setor financeiro pós-negociação e a cadeia de suprimentos do agronegócio. O esforço conjunto Covantis lança um novo site à iniciativa, covantis.io, focado na automatização dos processos de execução pós-negociação de grãos e oleaginosas em transações globais de transporte agrícola. A ConsenSys fornecerá à Covantis ferramentas e serviços blockchain corporativo, incluindo PegaSys Orchestrate, Kaleido e MythX construindo rede blockchain no Ethereum. Especificamente, a empresa construirá plataforma segura no Quorum, blockchain permitida no Ethereum desenvolvida pelo JPMorgan. A startup Agriledger sediada no Reino Unido, construirá o ecossistema blockchain visando transparência na cadeia de suprimentos otimizando vendas de safras.
Moral da Nota: o agronegócio é um dos principais focos nas implementações blockchain. Em 2019, a empresa de auditoria Big Four KPMG lançou plataforma de rastreamento blockchain, projetada para transparência e rastreabilidade dos processos na agricultura e outros setores. A Cargill, maior empresa privada americana em receita, investiu em engenharia digital para desenvolver o Hyperledger Grid otimizando cadeias de suprimentos blockchain.
Nota de rodapé: grandes corporações se organizam na digitalização do agronegócio exportador. Internamente urge desenvolver e-commerce agrícola em relação ao pequeno e médio produtor, otimizando com transparẽncia a colocação da produção no mercado interno.