A Ant Financial, o braço financeiro da Alibaba, chinesa de comércio eletrônico, em parceria com o CEB, China Everbright Bank, implementa o Duo Chain, plataforma de serviços de rede para transações financeiras relacionadas à cadeia de suprimentos. Conforme divulgado pela Sina Finance, publicação local focada em finanças, o CEB é o primeiro banco chinês que implanta a Duo Chain da Ant Financial, cuja parceria se iniciou no segundo semestre de 2019. A Ant Financial em 2019, apresentou a tecnologia como modo de aumentar o financiamento da cadeia de suprimentos utilizando blockchain.
Financiamento da Cadeia de Suprimentos, SCF, conceitualmente é uma prática de otimização visando financiamento eficiente da cadeia de valor. Tem como objetivo ambas as partes, comprador e vendedor, reduzindo capital de giro e melhorando o fluxo de caixa a custo reduzido, implementando a classificação de crédito do comprador. O SCF fornece crédito de curto prazo, permitindo compradores estenderem prazos de pagamento permitindo fornecedores receberem pagamentos anteriores. Segundo o Sina, o China Everbright Bank melhora a segurança do SCF eliminando transações fraudulentas, sendo que a plataforma Duo Chain permite usuários concluírem verificação de identidade e assinaturas eletrônicas com o CEB, enquanto registram transações relevantes em razão distribuída para fins de rastreamento. O banco integrou plataformas de gerenciamento de dados internos e externos, plataformas de crédito corporativo e outros sistemas conectados aumentando eficiência e qualidade dos serviços financeiros.
Moral da Nota: várias empresas no mundo implantaram soluções SCF em blockchain, no esforço de aumentar transparência das transações e otimizar custos de acesso ao crédito. A Standard Chartered, empresa de serviços bancários e financeiros de Londres, concluiu em agosto de 2019 sua primeira transação de financiamento conjunto da cadeia de suprimentos blockchain. A China Shipbuilding Industry Company é parceira desde 2018 do Shanghai Bank, no desenvolvimento de financiamento da cadeia de suprimentos online em plataforma blockchain. Em 2019, a Ant Financial ampliou desenvolvimento blockchain, participando de rodada da Série A de US$ 10 milhões para empresa israelense de soluções de privacidade blockchain que desenvolve tecnologia ZKP (zero-conhecimento proof). Também é parceira da farmacêutica Bayer Crop Science, proprietária da Monsanto, desenvolvendo solução blockchain à indústria de alimentos e culturas. O China Everbright Bank é membro de um grande projeto bancário blockchain local, a Plataforma Blockchain de Negociação Interbancária de Comércio e Finanças, lançada em dezembro de 2018 pela organização bancária auto-reguladora da China, a China Banking Association.