segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Escalabilidade

Relatório da Greenwich Associates, provedora de inteligência de mercado e consultoria à indústria de serviços financeiros, pesquisando junto a 213 membros do mercado global que trabalham com tecnologia blockchain, incluindo representantes de empresas fornecedoras de tecnologia, bolsas de valores, além de empresas de consultoria onde 49% trabalha no setor bancário e com 93% considerados tomadores de decisão ou ativamente envolvidos em iniciativas blockchain, concluiu que “a indústria deixou para trás em relação a tecnologia blockchain, expectativas otimistas de há dois anos. Por conta de substituir décadas de infraestrutura do legado de mercado não ser tarefa simples e 57% dos envolvidos com a tecnologia afirmaram ser mais difícil que o esperado”. A Escalabilidade foi citada por 42% dos entrevistados como uma das principais preocupações das empresas que implementam soluções de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), enquanto 14% disseram que estavam trabalhando junto aos Bancos Centrais na solução para moeda digital.
A transparência fornecida por uma blockchain, segundo entrevistados, não é uma característica muito desejável pelas empresas, além de desafios adicionais incluindo segurança de hardware, confidencialidade de transação, o braço de pagamentos e a unidade às chamadas “blockchains editáveis”. A incorporação de provas de conhecimento zero (ZKP) ou tecnologia similar, para dois terços dos entrevistados é parte importante de uma solução corporativa.
Moral da Nota: Escalabilidade indica capacidade em aumentar o faturamento sem elevar custos com produção, escritório ou mão-de-obra, ou, quando as despesas não crescem na mesma proporção das receitas. Quanto mais escalável um negócio mais investimentos atrairá por habilidade em manipular de modo uniforme, quantidade crescente de trabalho estando preparado para crescer.